Notícias

Publicado em 26 de May de 2017

Padrão de documentação dos protocolos de pesquisa


O CEP Central/UFRN informa a todos os pesquisadores que, a partir de 26 de maio 2017, os protocolos novos deverão seguir o que determina a Resolução CNS (Conselho Nacional de Saúde) nº 466 de 2012 (e suas complementares) e a Norma Operacional nº 001 de 2013 CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), no tocante ao formato exigido da documentação enviada.

 

A saber: No anexo II – Lista de Checagem para Protocolo de Pesquisa da Norma Operacional nº. 001, de 30 de setembro de 2013, que complementa a Resolução CNS nº 466/2012, lê-se em "01. Itens Obrigatórios para Protocolos de Pesquisa":

 

"Todos os documentos anexados pelo pesquisador DEVEM POSSIBILITAR o uso dos recursos 'Copiar' e 'Colar' em qualquer palavra ou trecho do texto".

 

Observação: Quando o documento possuir assinatura e, por este motivo, estiver em "pdf" que não possibilite o uso dos recursos 'Copiar' e 'Colar' em qualquer palavra ou trecho do texto, ou ainda em outro formato de arquivo que também não permita o uso de tal ferramenta, FAZ-SE NECESSÁRIA A APRESENTAÇÃO DESTE MESMO DOCUMENTO NA VERSÃO "DOC" (word) ou seus similares (docx, odp), com exceção da Folha de Rosto.

 

Requeremos ainda que os arquivos sejam inseridos de forma legível, em resolução e orientação compatíveis com a sua finalidade. Temos recebido vários protocolos de pesquisa com a documentação ilegível e/ou inserida em orientação que impossibilitam a leitura. Por essa razão, além de seguir a adequação do uso do recurso "Copiar" e "Colar", solicita-se também o melhoramento das condições de leitura dos documentos.

 

O uso dessas ferramentas facilitará a análise dos protocolos de pesquisa por parte do CEP Central/UFRN.

 

Natal (RN), 26 de maio de 2017.

 

 

Agradecemos a compreensão,

 

CEP Central/UFRN.